Musical “O Komboio do Sol” chega a Macaíba

Luana Tayze

O musical “O Komboio do Sol” é genuinamente potiguar e narra à história de uma família que após a partida do pai precisa se aventurar pelas estradas do país para sobreviver. A bordo de uma Kombi, que se transforma em um palco itinerante, essa trupe familiar adentra o sertão-mar, contando histórias reais e imaginárias. A música do compositor potiguar Tico da costa é o combustível e alicerce para a Kombi transitar pelas memórias afetivas de sua gente. Após a apresentações em São Gonçalo do Amarante e Natal, o musical desembarca neste sábado (15) em Macaíba.

Komboio do Sol marca o coroamento das ações socioambientais e culturais desenvolvidas nos municípios desde janeiro deste ano, promovendo o livre acesso à cultura, fortalecendo a identidade e o senso de pertencimento do potiguar ao seu estado, estimulando novos espaços de convivência e partilha, resgatando sua autoestima e desenvolvendo a economia criativa e sustentável. O musical é o resultado de um trabalho de preparação intensa de três meses, apresentado por uma banda com três músicos e seis cantores-atores, em espaços abertos e com acesso totalmente gratuito.

Na trilha sonora 18 canções compostas por Tico da Costa (no ano em que se completa 10 anos da sua morte), com um repertório de vários estilos e temas como baião, xote e bossa nova, apresentando para as novas gerações a obra de um autor de Areia Branca que espalhou suas músicas pelo mundo, com a sonoridade regional da nossa gente.

“A escolha do seu repertório foi uma decisão consciente para a elaboração de um musical autoral e identitário, pois a diversidade de sua obra apresenta a riqueza do artista potiguar”(Zeca Santos  – idealizador do espetáculo) .

O elenco conta com o talento de Dudu Galvão, David Henrique, Iris Lima, Lysia Condé, Silvana Martins e Zeca Santos. A direção musical é de Jubileu Filho, que também integra a banda ao vivo junto com os músicos Cacá Veloso e Ramon Gabriel. Na dramaturgia Henrique Fontes, na direção cênica Doc Câmara, cenografia e figurinos de Irapuã Junior, produção geral da Arribaçã Produções e criação e coordenação geral de Zeca Santos e Rafaela Brito.

 “O Komboio do Sol sai pela estrada, difundindo nosso som e nossa alma através das músicas de Tico da Costa, pelos rincões do Rio Grande do Norte – do Leste ao Oeste, do Norte ao Sul – proporcionando novas vivências e experiências artísticas e culturais aos seus habitantes” (Doc Câmara – diretor cênico).

O Projeto Travessia de Ritmos tem patrocínio da Cosern (Edital de patrocínios Culturais 2018), Instituto Neoenergia e Governo do estado, através da Lei de Incentivo à cultura Câmara Cascudo.

O KOMBOIO DO SOL

Dia 15 de Junho, sábado, 19h –  Praça Paulo Holanda Paz

Administrador