Ministério da Ciência e Tecnologia libera investimento para Infovia Potiguar

A reitora da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), Ângela Maria Paiva Cruz, participou de reunião em Brasília na última quarta-feira, 6, com o ministro da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MTIC), Marcos Pontes. A governadora do Rio Grande do Norte, Fátima Bezerra, e o senador Jean Paul Prates também estiveram no encontro, que teve como resultado a garantia de R$ 3 milhões para a finalização da primeira etapa do projeto Infovia Potiguar, voltado à interiorização da infraestrutura de telecomunicações.

Desenvolvido por meio de parceria entre governo estadual e instituições públicas de ensino superior, o Infovia Potiguar fornece inicialmente 100 Gb/s exclusivos para o RN por meio do acordo entre a Rede Nacional de Pesquisa (RNP) e a Companhia Hidrelétrica do São Francisco (Chesf), para interligação de universidades e centros de pesquisa em alta velocidade. A Escola Agrícola de Jundiaí (EAJ) da UFRN, em Macaíba, e os campi de Santa Cruz, Currais Novos e Caicó são beneficiados pelo projeto, que possui duas estações – Natal e Mossoró – e estende a rede de fibra ótica para outras sete cidades.

Os representantes do Rio Grande do Norte ainda solicitaram apoio do ministro para a criação do Parque de Tecnologia da UFRN, em Macaíba, cujo projeto necessita de investimento em infraestrutura.

Administrador