Macaíba: ISD oferece curso na área de paradesporto a profissionais de saúde e educação

Fotos: Divulgação Clínica Lesão Medular Infantil / CEPS-ISD

O Instituto Santos Dumont (ISD) abre inscrições para um curso gratuito de capacitação voltado ao paradesporto, destinado a profissionais e estudantes das áreas da saúde e da educação. O primeiro momento será em Macaíba (RN), no dia 18 de janeiro, trazendo o tema “Olhar na pessoa com deficiência”. Ao longo do primeiro semestre de 2019 serão realizados cinco encontros, oferecidos uma vez por mês, para o público-alvo do curso, além de profissionais da Estratégia de Saúde da Família (ESF) e Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF) de Macaíba.

As inscrições podem ser feitas até 15/01/19 via formulário online: https://goo.gl/forms/bfjNP7L4x9w5VGV43. Solicita-se aos inscritos que levem um quilo de alimento não-perecível no dia dos encontros, para que o material arrecadado seja doado a uma instituição que promove atividades paradesportivas no Rio Grande do Norte.

Práticas desportivas aliadas da reabilitação

A capacitação tem foco nas práticas e modalidades paradesportivas voltadas a crianças e adolescentes com lesão medular congênita e/ou adquirida, atendidas no Centro de Educação e Pesquisa em Saúde Anita Garibaldi (CEPS). Com isso, espera-se qualificar profissionais interessados em atuar no paradesporto para que, em curto prazo, as práticas desportivas se tornem aliadas no processo de reabilitação desses pacientes. De acordo com Camila Simão, Coordenadora da Reabilitação Física do Centro Especializado em Reabilitação do CEPS, o curso amplia e fortalece o processo de inclusão e maior participação da pessoa com deficiência no contexto de sua rotina: “A formação dos profissionais e estudantes que atuam com essa população favorece mais possibilidades de acesso e de participação social. Acreditamos que, desta forma, o esporte pode atuar como parte integrante da linha de prevenção, promoção, cuidado e do processo de reabilitação e habilitação dos pacientes”, avalia.

Mais Informações no Portal do ISD

 

 

Administrador