IFRN discute parcerias com Governo do RN para realização do Robótica 2020

IFRN discute parcerias com Governo do RN para realização do Robótica 2020

Uma comitiva do IFRN se reuniu com a governadora Fátima Bezerra nesta terça-feira, 3, no Centro Administrativo, para dialogar acerca de parcerias para a realização do Robótica 2020, um dos maiores eventos da área na América Latina. Além dos representantes do Instituto, estiveram presentes outras autoridades, como o secretário de Estado do Desenvolvimento Econômico, Jaime Calado; o secretário de Estado da Educação, da Cultura, do Esporte e do Lazer, Getúlio Ferreira; e o deputado estadual Francisco Medeiros, responsável pelo agendamento do encontro.

A representação do IFRN, composta pelo reitor Wyllys Farkatt, o diretor-geral do Campus Natal-Central, José Arnóbio, e pelos professores Sarah Thomaz, Amadeus Albino e Allyson Soares, professores do IFRN e membros da comissão organizadora do evento, apresentou um panorama geral do Robótica 2020, resgatando a história, as conquistas, os custos e impactos positivos que ele pode exercer na economia e na educação do estado. “A robótica hoje é uma das 10 áreas mais pesquisadas no ambiente acadêmico do mundo, além de anualmente ter um crescimento médio previsto de 11,5% até 2021 no meio da industrial”, destacou Sarah, coordenadora da comissão. Amadeus, que é o responsável pela coordenação de marketing e divulgação científica, acrescentou que além dos 4.500 participantes de toda a América Latina que estarão no evento, a expectativa de visitantes gira em torno de 60 mil pessoas durante os cinco dias previstos de programação. “O retorno científico é gigante e é o mais difícil de mensurarmos. E quando avaliamos o apoio do Governo evidenciamos o retorno que a iniciativa dá à sociedade”, afirmou.

Fátima Bezerra parabenizou o IFRN pela importância de trazer um megaevento de ciência e tecnologia para Natal. “Nosso desejo de colaborar é imenso, mas a situação financeira do Estado é delicada”, afirmou a governadora. Diante disso, Wyllys Farkatt, firmou o compromisso de, mesmo diante dos frequentes contigenciamentos financeiros, discutir com o Colégio de Dirigentes do IFRN a destinação de parte da verba de investimentos afim de viabilizar o evento. “Assim poderemos dimensionar mais objetivamente os custos, para enfrentarmos melhor essas dificuldades”, concluiu o reitor. “Agora, com o projeto em mãos, vamos analisar de que forma a parceria pode acontecer”, declarou a governadora.

Administrador