IDEMA entrega autorização para atividade turística em parrachos do litoral norte

Resultado de imagem para parrachos rn

Diretoria do Idema realizou, na manhã desta última sexta-feira (25), a entrega de autorizações da atividade de visitação turística nos Parrachos de Maracajaú e Rio do Fogo. As autorizações foram entregues no auditório do Ecoposto da APARC, aos comunitários de Touros, Rio do Fogo e Maxaranguape, que realizaram cadastro previamente e foram considerados aptos para exercer a atividade.

Os autorizados deverão cumprir as condicionantes necessárias para a regularização e preservação da área, como seguir as diretrizes do Plano de Manejo de Área de Proteção Ambiental dos Recifes de Corais, obedecer a limitação de QUOTAS de visitação diária, o sistema de rodízio, os pontos fixos de embarque, dentre outras.

 “O objetivo do Idema, como órgão gestor da APARC, é ordenar as atividades aliando o desenvolvimento econômico junto ao desenvolvimento sustentável da área. Além disso, não se pode manter uma atividade importante do setor turístico do estado, sem que esteja regularizada pelas autoridades”, afirmou o diretor técnico do Idema, Luíz Augusto Santiago Neto.

A visitação dos Parrachos vem sendo discutida em reuniões do Idema junto ao Ministério Público Federal (MPF), Ministério Público Estadual (MPE), Procuradoria Geral do Estado (PGE), Capitania dos Portos e IBAMA, ressaltando a importância da participação conjunta de entidades para que a regularização da atividade seja efetiva.

A mesa foi composta pelos diretores técnico e administrativo do Idema, Luíz Augusto e Marcelo Gurgel, pelo coordenador do Núcleo de Gestão de Unidades de Conservação, Pedro Leitão, pelo presidente do IBAMA, Clésio Santos e pelo suboficial da Capitania dos Portos, João Maria.

Administrador