Escola Agrícola de Jundiaí promove visita técnica para estudantes da Rede Estadual

A Escola Agrícola de Jundiaí (EAJ-UFRN) recebeu para uma visita técnica estudantes da rede estadual de ensino da cidade de Natal. Os alunos do 3º ano do Ensino Médio do Centro Estadual de Educação Profissional (CEEP) João Faustino Ferreira Neto conheceram os laboratórios de aulas práticas do curso técnico em Agroindústria. O objetivo da visita foi mostrar para os alunos do CEEP os laboratórios da EAJ onde são feitas atividades práticas e também participar de uma ação para produção de alimentos.

O laboratório de Pescado, onde acontecem várias etapas de processamento de diversos tipos de peixes, foi o primeiro ambiente visto pelos alunos do CEEP. Foram mostrados os equipamentos do laboratório e as instalações. O laboratório de frutas também foi mostrado aos estudantes, onde viram os equipamentos usados para as etapas de processamento.

No laboratório de Agroindústria os alunos viram as receitas dos biscoitos doces e salgados e, em seguida, produziram. Foram dadas as orientações de como iniciar o processamento e a diferenciação entre os biscoitos com o glúten na composição e o produzido na aula prática, que não contém o glúten. Os próprios estudantes do Centro Estadual realizaram a produção com orientação dos estagiários do curso de Agroindústria e da professora Ana Paula Costa Câmara, responsável pela visita técnica.

A formulação dos biscoitos, os materiais usados e a utilização dos produtos para serem feitos foram mostrados aos alunos e, em seguida, eles escolheram quais sabores queriam produzir. Foram feitos os biscoitos de chocolate e o salgado, no sabor cebola. Depois de prontos, houve a degustação dos alimentos. O processo de higienização antes da produção do produto também foi explicado para os visitantes e a atividade foi realizada após a divisão e dois grupos.

A professora do CEEP, Patrícia Maria Rocha, fala da importância da visita técnica para os alunos. “Como a escola é nova, nós ainda não temos laboratórios, então fica difícil para os alunos. Eles veem na teoria, mas não têm essa experiência prática. É muito importante que a gente tenha essas parcerias com outros laboratórios para que eles tenham essa oportunidade de vivenciar”, comenta. Patrícia fez uma avaliação positiva da prática e comentou que os alunos do CEEP gostam muito da parte práticas das atividades e por isso foram bastante participativos na atividade.

A Escola Agrícola de Jundiaí periodicamente escolas de Natal e grande Natal para conhecerem a instituição e as atividades realizadas.

Administrador