Emater oferece palestra sobre agroecologia e oficina de material reciclado na Festa do Boi

 

Dentre as atividades oferecidas pela Emater-RN, no Espaço da Fazendinha, o técnico em agroecologia, Juan Pablo explica como fazer uma horta agroecológica e um minhócario. Também enfatiza a importância da prática da compostagem.

 

Compostagem é o processo biológico de valorização da matéria orgânica, seja ela de origem urbana, doméstica, industrial, agrícola ou florestal, e pode ser considerada como um tipo de reciclagem do resíduo  orgânico. Trata-se de um processo natural em que os micro-organismos, como fungos e bactérias, são responsáveis pela degradação de matéria orgânica.  O material produzido pode ser usado como adubo líquido e sólido e é considerado economicamente viável e sustentável, voltado para a agricultura familiar.

 

Durante a Festa do Boi deste ano, também foi oferecida uma oficina de bolsas artesanais confeccionadas com material reciclado. A matéria prima escolhida foram banners sem uso, feitos em lona de PVC. Uma forma econômica e sustentável de reaproveitar o material que seria descartado.

 

No penúltimo dia da Festa do Boi, a Emater segue com outras exposições, palestras e oficinas no Espaço Fazendinha. A programação tem o objetivo de atender a agricultores e público em geral, que desejam conhecer as ações da Instituição.

 

Entre as exposições permanentes de hoje, a instituição oferece os seguintes temas: “Técnicas de conservação da Forragem”, “Apicultura”, “Reciclagem de água e nutrientes em sistema aquapônico”, ‘Acesso à água para consumo de alimentos/ Segunda água”, “Tecnologia Sustentável na produção de suínos (Pocilga Móvel)”, entre outros.

 

Entre as palestras, “Melhoramento genético em espécies animais” e “Técnicas de conservação de forragem”. As oficinas  abordam alimentação saudável com receitas de sucos detox, com aproveitamento integral dos alimentos.

Administrador